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A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Neste blog quero apresentar estratégias, informações e acima de tudo contribuições práticas para que estes sujeitos tenham possibilidades claras de aprendizagens. Confiram!!! Minhas credenciais: Sou Pedagogo; - Psicopedagogo Clínico e Institucional; - Assistente Social CRESS-Ba 8283.

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domingo, 15 de março de 2015

Texto - Parte 02: Na minha sala de aula tem uma criança especial. E agora?

  Ensinar é sempre um desafio.


Quem é esta criança que precisa se inserida na minha sala de aula? 

Vamos levar em consideração se esta criança tiver Hidrocefalia.

E o que significa, afinal, receber um aluno com deficiência (hidrocefalia – água na cabeça) em sua sala, professor (a)?
Significa, antes de tudo, outro aluno, mais um aluno. Pode ser causada por meningite, traumatismo craniano ou parto prematuro. Esta condição é causada por uma obstrução no fluxo de fluido em torno e ao longo dos ventrículos no cérebro. O problema quando isso acontece em bebês faz a cabeça inchar e ampliar. Isto leva a dificuldades de aprendizagem.

Quem é esta criança com Hidrocefalia?


Crianças com hidrocefalia muitas vezes têm pouco desenvolvida a coordenação e percepção. Eles têm dificuldades com os conceitos de tempo e espaço e também têm problemas de memória. Eles também podem ter dificuldades na visão, fala e coordenação motora devido à pressão sobre o cérebro.
O tratamento para a hidrocefalia é geralmente inserida para aliviar a pressão no cérebro. Isto pode o tornar irritado, ter náuseas, sofrem de inércia e dores de cabeça.

Como estas crianças aprendem?

As crianças com hidrocefalia têm problemas de coordenação e percepção, porque elas não são tão ativas quanto as outras crianças. Elas podem precisar de ajuda para aprender a usar os movimentos dos olhos.
Eles podem precisar de prática para aprender a dirigir seus olhos para a esquerda, direita, cima, baixo, e de um foco amplo para um foco estreito.
Jogos de estimulação são bons para desenvolver certas aptidões. Isto pode ser feito em pé quando os alunos tem que jogar uma bola na área e pegá-la, eles têm de estimar o quão rápido ele vai descer de novo.
Para ajudar com a percepção auditiva encorajar os alunos a sussurrar instruções depois de, em seguida, pedir-lhes para explicar.
As crianças com Hidrocefalia irá beneficiar de uma abordagem sistemática para algum aprendizado. Eles devem ser ensinados de forma metódica para procurar padrões, semelhanças e diferenças. Tente apresentar a mesma informação de maneiras diferentes e, se possível usar materiais concretos que os alunos podem tocar. Isso os ajuda a relacionar palavras a objetos.


Como lição de casa dar aos alunos tarefas que são praticamente baseados sempre no possível.

Tente treinar os alunos a organizarem-se por escrito, listas de verificação e procedimentos para fazer as coisas, mesmo se atentando às dificuldades encontradas na escrita pelo aluno com deficiência. Use listas de tarefas que são divididas em etapas.Os alunos com hidrocefalia, com frequência têm dificuldade para julgar o seu próprio desempenho; tornar explícito o que o critério é, e o que você quer fazer.



Estimular e melhorar as aquisições das habilidades de vida diária (hábitos de higiene, alimentação, vestuário, escrita) e de vida prática, com o objetivo de tornar o indivíduo independente no seu dia- a- dia seja na escola, no lar ou lazer.
Aprimorar a capacidade cognitiva, perceptiva, sensorial e motora através do treinamento das habilidades globais dos membros superiores e destrezas manuais grossas e finas, o desenvolvimento da coordenação visomotora, da dinâmica bimanual e unimanual, da força segmentar de membros superiores e a transferência de dominância manual. 



Palestra por Edinei Messias - Psicopedagogo

Acompanhe estas dicas. 


Palestra por Edinei Messias - Psicopedagogo




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